terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Carnaval das marcas


O carnaval no Brasil é mundialmente conhecido, todos os anos diversos turistas vem ao nosso país participar desta festa. Particularmente, o que me chama atenção é a bateria de uma escola de samba. O som é ensurdecedor, tira o sono de qualquer pessoa, é impossível ficar diante dela sem entrar no ritmo das batidas. Sua harmonização e a forma como é conduzida durante o desfile, deixa-me boquiaberto. Desta vez, desviarei meus olhos dos enredos, fantasias e carros alegóricos. Sutilmente, tenho observado como as empresas brasileiras em diversos segmentos tem divulgado e gerenciado suas respectivas marcas durante o carnaval. Muitas marcas buscam um lugar ao sol neste disputado e acirrado mercado. As empresas aproveitam as comemorações para estreitar seu relacionamento com os consumidores e torná-los fiéis aos seus produtos. Alguns exemplos de como as empresas usam de vários métodos para expor suas marcas.

Itaipava ganha latas especiais para o Carnaval

Embalagens comemorativas mostram pontos turísticos do Rio
A cerveja Itaipava ganhou embalagens comemorativas para o Carnaval no Rio de Janeiro. As latas especiais da marca, do Grupo Petrópolis, levam imagens que remetem às festas e aos desfiles típicos do feriado.  As quatro ilustrações, criadas pela DesignLuce, também fazem alusões a cartões postais do Rio de Janeiro, como o Pão de Açúcar e o Morro da Urca. As novas latas estarão disponíveis em toda a região da Grande Rio por tempo limitado
Fonte http://propmark.uol.com.br/anunciantes/43039:itapiava-ganha-latas-especiais-para-o-carnaval

Terra dará prioridade a vídeos na cobertura do Carnaval 2013

Valor bruto de cada cota de patrocínio do portal foi de R$ 3 milhões

Dos seis projetos comerciais anunciados pelo Terra como prioridade para 2013, o Carnaval é o primeiro deles. De acordo com Roberto Nascimento, diretor comercial do Terra no Brasil, o pacote comercial para a folia já pode ser considerado um sucesso, embora ainda haja cotas disponíveis para negociação. “Do ponto de vista de resultado, o projeto atingiu a meta. Mas temos outras cotas de patrocínio sendo negociadas”, contou Nascimento.
Segundo o executivo, o valor bruto de cada cota de patrocínio foi de R$ 3 milhões, lembrando que há sempre uma negociação e ajustes de preços referente a cada patrocinador. Até o momento, Skol, Fiat, Ambev, 51Ice e Ministério da Saúde patrocinam o especial de Carnaval do Terra, que exibirá ao vivo, para todo o Brasil e demais países da América Latina, a partir desta quinta-feira (7), toda a folia dos circuitos baianos Barra-Ondina e Campo Grande. O portal também transmitirá a passagem de alguns dos principais blocos de rua do Rio de Janeiro, além do Concurso de Fantasias de Luxo do Clube Monte Líbano, um dos mais famosos da cidade, e os tradicionais bailes Scala e o Baile Oficial.                                                                                                     
De acordo com Nascimento, este ano o Terra decidiu dar prioridade ao conteúdo, com reportagens especiais e vídeos da folia. “Nós entendemos que este ano o modelo de cobertura de Carnaval não contemplaria o camarote em Salvador e concentraria esforços na geração de valor para propriedade de vídeos”, disse. Ele acrescenta que o objetivo do Terra é realizar um trabalho muito alinhado, buscando atender às expectativas do mercado em relação à mídia online em todos os grandes projetos. Além do Carnaval, os outros especiais do portal para este ano são: Copa, Futebol, Terra Live Music, Tas ao vivo e Style, além do Planeta Terra.
A transmissão contará com imagens captadas em HD. Nos dias dos desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, o público poderá acompanhar pelo portal todos os detalhes da evolução nos sambódromos paulistano e carioca, com narração durante passagem de cada agremiação, além das notícias dos bastidores e “esquentas”. O Terra informa que, no total, 150 profissionais trabalharão na maior cobertura do Carnaval da internet. Pelo segundo ano consecutivo, o portal também realizará o especial Operação Folia, patrocinado pela Skol, com coberturas in loco das festas de Carnaval tradicionais em seis cidades brasileiras: Ouro Preto, Florianópolis, São Luiz do Paraitinga, Olinda, Recife e Salvador, além dos eventos especiais criados pela Skol nestas localidades.
Fonte http://propmark.uol.com.br/midia/43091:terra-dara-prioridade-a-videos-na-cobertura-do-carnaval

HP aposta no Carnaval de Salvador para se promover

"Grito Impresso" registra festa dos foliões na capital baiana

A HP vai aproveitar o Carnaval de Salvador para divulgar sua linha de produtos por meio da ação "Grito impresso". A empresa oferecerá aos participantes da festa na capital baiana uma cabine na qual os foliões se reúnem para tirar uma foto e compartilhar nas redes sociais. A diferença, porém, é que a câmera é ativada somente quando os participantes cantam e atingem determinado volume com suas vozes.
As imagens são diretamente enviadas a um computador da estação, de onde serão impressa e poderão ser compartilhadas nas redes sociais. A ação inclui também o uso da hashtag #gritodecarnavalHP para promover a marca no Twitter. Além das impressoras, a HP também coloca à disposição para uso modelos de notebook.
O "Grito impresso" foi idealizado pela AlmapBBDO, tendo a concepção a cargo da DSMB e a ativação pela Ability.
Fonte http://propmark.uol.com.br/anunciantes/43105:hp-aposta-no-carnaval-de-salvador-para-se-promover

Unimed investe no carnaval do Rio

A Unimed anuncia suas ações para o carnaval do Rio  de Janeiro. A empresa disponibilizará UTIs Móveis e postos de atendimento em blocos de rua e durante os desfiles na Marquês de Sapucaí. Para divulgação de sua marca, foram preparados também painéis em pontos de ônibus, estações de metrô e anúncios na mídia impressa. A cooperativa contará com um camarote VIP no sambódromo para 300 convidados, com mimos como customização de camisetas e maquiagem.
Fonte http://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/26632/unimed-investe-no-carnaval-do-rio.html

Nos exemplos, mostrei como as empresas fazem para divulgar suas marcas no carnaval. Cada uma delas estuda meios mais pertinentes para ter sucesso em suas divulgações. Não se pode resumir as estratégias de divulgação somente por esses exemplos, meu objetivo foi dar uma “pincelada”  e analizarmos como este processo é realizado. A “briga” é forte, tudo é feito para conquistar mais clientes e deixar a marca com mais relevância no mercado.
Obrigado e abração a todos;
Flávião

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares