sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Black Friday


Black Friday é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear ação de vendas anual, que acontece sempre na última sexta-feira de novembro após o feriado de Ação de Graças.Há vestígios de que a denominação surgiu no início dos anos 60 na Filadélfia quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o natal. O termo já foi associado com a crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869. Também passou a ser usado em 1966, mas só se tornou popular em 1975 quando o uso do termo passou a ser conhecido por meio de artigos publicados em jornais, que abordavam a loucura da cidade durante o evento. Já se referiu ao período de conforto financeiro para os varejistas. No início de 1980, foi criada uma teoria que usava a cor vermelha para se referir aos valores negativos de finanças e a cor preta para indicar valores positivos.





O período negativo correspondia ao período de janeiro a novembro e o lucro acontecia ao dia seguinte ao Dia de Ação de Graças e permanecia até o final do ano. Alguns anos depois, Black Friday era o nome usado pelos varejistas para indicar o período de maior lucro e desde então é a data mais agitada do varejo no país. No dia do evento muitas lojas abrem bem cedo, algumas com até quatro horas de antecedência para atrair maior número de consumidores e oferecer os menores preços. Milhares de pessoas aguardam em filas enormes. Embora não seja um feriado, muitas pessoas ganham o dia de folga e se tornam consumidores com grande potencial. O dia também é conhecido por dar início à temporada de compras de natal. A popularidade do evento é grande, muitos consumidores consideram os descontos oferecidos mais atrativos do que os natalinos. A ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal,Paraguai e Brasil 
                                        
                           Black Friday no Brasil 

                                                 



Black Friday chegou ao Brasil em 2010, por iniciativa de uma empresa especializada embusca de descontos. O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 26 de novembro e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. Os descontos oferecidos no Brasil foram mais modestos que os americanos, chegando a 40% em produtos de diferentes categorias. 


A Black Friday, que aconteceu nesta  sexta-feira, 29, deixou internautas descrentes. Prova disso é o Tumblr colaborativo chamado “O Friday Fiasco”, que está reunindo diversas promoções apontadas como fajutas – tudo indicado por usuários insatisfeitos com as ações de grandes varejistas. A tática adotada por elas e por outros comércios menores, dizem os internautas, é basicamente a mesma “maquiagem de preços” do ano passado. Valores são elevados poucos dias antes da grande liquidação e, na data, são reduzidos – mas nem tanto. Assim, os ganhos se mantêm altos, já que muitos clientes desavisados ainda creem no “desconto de 50%”. Um Código de Ética até foi estabelecido para evitar que os e-commerces abusassem novamente neste ano, mas quase tudo leva a crer que a situação será a mesmaOs problemas de acesso aos sites participantes também são frequentes: 

Vivo, Submarino e Americanas são algumas das lojas onde o acesso aos links das promoções estão difíceis. Há também as reclamações sobre preços que foram reajustados nas últimas semanas. MagazineLuiza, Leader e Kabum são algumas das citadas no Friday Fiasco. Para escolher uma forma de pagamento, alguns consumidores também encontram dificuldades: o Extra, por exemplo, é acusado de retirar do ar a opção de boleto bancário.Procon-SP orienta os consumidores a procurar no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail); a optar por fornecedores recomendados por conhecidos; a desconfiar de ofertas vantajosas demais; a não comprar em lojas que só aceitem boleto bancário e/ou depósito em conta; a imprimir todos os documentos referentes à transação (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.). Além disso, o usuário deve instalar programas de segurança em seu computador, mantê-los atualizados e nunca realizar transações online em computadores públicos. 


A cada ano o Black Friday deixa um rastro de comentários e curiosidades. Nos Eua a data (última sexta feira de Novembro após o feriado de ações de graças) já é comum para os americanos, muitos dormem nas filas quilômétricas, alguns disputam no tapa os produtos, já outros com uma boa dose de bom humor, suportam qualquer coisa para aproveitar as ofertas. No Brasil é diferente. Não temos feriado de ações de graças, os descontos não são lá essas coisas, sem falar na queda ou demora de acessos a sites. Será que as empresas brasileiras estão prontas para respaldar o Black Friday? Não se pode generalizar não é? Existem empresas idôneas que cumprem a risca cada detalhe e oferecem aos consumidores os descontos que  tanto buscam. Por outro lado, e precariedade e falta de assistência tem manchado o nome de algumas empresas no Black Friday. O consumidor apenas busca uma segurança a mais na hora de participar desta ação de vendas anual. Independente do país que estiver sendo realizado o Black Friday as empresas devem ser mais claras possíveis para divulgar seus respectivos descontos, uma vez que o cliente está satisfeito, ele está fidelizado, fala bem e se tornara um cliente da marca ou produto adquirida .                                                                       

                                       

                                      Referências







http://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/29367/black-friday-extra-pontofrio-e-submarino-lideram-ranking-de-queixas.html




 



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