quinta-feira, 3 de abril de 2014

Copa do mundoX Publicidade.... Como andam as coisas ? Parte II



Oi pessoal tudo bem ? Faz tempo que eu não apareço né me desculpem pelo sumiço, meu final de ano foi corrido. Tive TCC na faculdade para entregar, festas de final de ano, carnaval e as merecidas férias. Agora depois de tanta correria, posso voltar e me dedicar ao blog. Por acaso alguém se lembra do que vai acontecer aqui no Brasil no dia 12 de Junho? Vou dar uma chance, é um  dos eventos esportivos mais importante realizado no mundo.....Quem disse ou pensou na Copa do Mundo acertou. Muitas seleções, de diversos países, estarão no Brasil para disputar a competição. O Brasil sem dúvida é um dos fortes candidatos para levar o hexacampeonato. Claro que sua tarefa não será uma das mais fáceis, afinal, seleções como Argentina, Inglaterra, Portugal e Espanha (atual campeã) entrarão na briga pela taça. Bem a competição não fica apenas dentro de campo, muitas empresas investem forte na divulgação de suas marcas e produtos. Há cerca de um ano atrás, publiquei um artigo falando sobre este assunto, dei uma visão geral sobre o que estava acontecendo, é só conferir: http://www.napontadalinguacomflavio.blogspot.com.br/2013/04/copa-do-mundo-x-publicidade-como-andam.html, Resolvi dar continuidade no tema. Com a proximidade da Copa, a publicidade brasileira tem se movimentado grandemente, muitas empresas estão a todo vapor usando a Copa do Mundo como gancho para divulgar seus produtos, marcas e fidelizar clientes.



O futebol faz parte da cultura brasileira, por onde se vai, fala-se em futebol..... Quem nunca viu ou participou de uma pelada na rua com os amigos ? Tirou um sarro ao ver o time rival ser eliminado de uma determinada competição.? Claro que tem gente que não se importa, não torce pra time nenhum nem gosta de futebol. Comerciais de carros, refrigerantes, cartões de crédito, são alguns exemplos em que a publicidade atrela juntamente com o futebol. As mensagens são de patriotismo, quem torce pelo Brasil joga junto com ele, o banco Itáu tem um comercial bem interessante  a esse respeito. http://www.youtube.com/watch?v=w4GQuhMqo54  Mas o que as empresas tem preparado em suas ações de propangada para a Copa do Mundo ? Como elas tem se preparado?


A cada dia que se aproxima da Copa, percebo a inserção de novas propagandas na mídia, como a Telha Norte http://www.youtube.com/watch?v=9rJFLncWONc , da Casas Bahia que de uma forma super humorada faz os argentinos torcerem pela Seleção Brasileira http://www.youtube.com/watch?v=KnOfXrZb5Sk ou da Brahma com o mote "Imagine a festa"  http://www.youtube.com/watch?v=p5w7D47JP6c


Outro fator que despertou a atenção é o uso das "celebridades" nos comerciais. Esse foi o tema do meu TCC da faculdade, mas isso ficará para um próximo artigo. O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, participou de um ação da Vivo onde divulgava-se o plano de ligações, torpedos e internet por um preço bem acessível. O técnico recebe alguns conselhos dos passageiros para deixar o time bem forte para a Copa http://www.youtube.com/watch?v=XXzU_nVJ0UU , O uso de uma celebridade é muito importante, as marcas buscam dar mais credibilidade ao seus produtos e transmitir aos consumidores mais segurança.


E difícil saber quem levantará a taça, mas já podemos ver o que a publicidade brasileira tem feito até aqui, os diversos tipos de mídia são utilizados constantemente na propagação do evento e das diversas propagandas. Que o futebol e a publicidade continuem neste caminho, trazendo inovação e criatividade ao público brasileiro.





























0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares