domingo, 7 de setembro de 2014

Valeu a pena !!!




Este artigo tem um sabor bem especial pra mim, vou fugir dos cases publicitários e assuntos dos meios de comunicação. Contarei como tudo começou, desde meu ingresso na faculdade, até minha formação. Escolhi o título "Valeu a pena" por que passei por cada situação que deu vontade de jogar tudo pra cima. Mas Deus colocou em minha vida uma família como diriam os mineirinhos, "bão pra mais de metro". Minha família foi um dos alicerces para minha conquista, certamente se não fossem eles eu não estaria formado hoje...............

Tudo começou mais ou menos em 2005 a 2007, eu já tinha terminado o segundo grau e não fazia planos para uma faculdade. Minha mãe, sempre quando preparava o jantar, me incentivava para voltar aos estudos, alegava que com uma faculdade minhas chances de crescer profissionalmente eram maiores e eu conseguiria um bom emprego. Meu irmão mais novo ia pelo mesmo raciocínio da minha mãe, me aconselhava a voltar aos estudos e planejar minha carreira. Mas eu não era um a pessoa interessada em progredir, qualquer trabalho que eu pegasse estava bom, o importante é que estava entrando dinheiro. Pra que estudar ? O tempo ia passando e notei que eu estava andando em círculos, não passava apertos mas também não progredia profissionalmente. Determinei pra mim mesmo que isso ia mudar.

Em 2008, ingressei numa empresa para trabalhar na área de vendas por telefone, o que mais me chamou atenção na vaga  é que após um ano de empresa eu poderia escolher uma faculdade de comunicação para estudar, a empresa pagava 100%  eu não teria custo nenhum. Vi uma oportunidade se abrindo para mim. Após um ano, fiz minha inscrição para o vestibular, comprei alguns livros no sebo e comecei a estudar. Tive dificuldades, fiquei tanto tempo sem estudar que minha mente demorava pra assimilar o conteúdo. Depois do vestibular recebi a noticia da minha aprovação na faculdade, o sorriso não cabia em meu rosto de tanta felicidade.

Em 2010 iniciei as aulas, estranhei tudo, aquela aglomeração de pessoas, o ambiente e as matérias,  mas aos poucos fui me adaptando. Como um bom calouro que fui , não deixei os veteranos me pegarem no primeiro dia de aula, dei no pé rsrsrsrsrs nada de pintar meu rosto ou pedir dinheiro no farol. No ano de 2011, consegui meu primeiro estágio na área digital, foi uma grande experiência, pude ver como funciona o dia a dia de uma agência de publicidade. Infelizmente o contrato não foi renovado e eu sai da agência. No mesmo ano fui demitido e perdi minha bolsa de estudos pela empresa que eu trabalhava. foi o ano mais complicado por que eu não sabia se iria continuar ou não, as mensalidades eram bem salgadas não tinha como "trincar" as parcelas em atraso. Arrumei um bico na gráfica de um amigo e continuei a estudar, nesse período, entrei no programa no governo federal chamado Fies. Consegui uma nova bolsa de 100% mas não é de graça, os vencimentos são cobrados depois de alguns anos.

 Peguei gosto pela publicidade quando em casa comecei a observar as propagandas na TV com um olhar técnico, eu sabia como era feito o comercial e pra que era feito. Ficava falando sozinho no meu quarto em frente a TV " Não ....tem que mudar isso ae..." Ou " Nossa como o cliente aprovou esse briefing? " Eu não era formado ainda mas já falava como um publicitário, vestia a camisa em tudo. Quando cheguei no último ano, já sabia da pressão que seria, o fantasma do TCC (trabalho de conclusão de curso) começava a me assustar. Escolhi como projeto fazer uma monografia, optei pela escrita por gostar de escrever e poder desenvolver tudo sozinho quanto menos dor de cabeça eu tivesse no último ano seria melhor;
" PARABÉNS FLÁVIO VOCÊ FOI APROVADO, estas foram as palavras do professor que dirigiu a banca no dia da minha apresentação do TCC ,a nota foi média fechei com 7,00 a sensação de "dever cumprido"  era eminente dentro de mim.

Alguns meses depois fiz minha colação de grau, não esquecerei de nada daquele dia, os formandos nervosos, os pais se empurrando para pegar o melhor ângulo na foto, os aplausos dentro do auditório, os discursos emotivos e o momento da entrega do canudo. Hoje sou um publicitário, depois de muito esforço e luta, venci esta etapa na minha vida. Obrigado Deus  pela força e pela oportunidade que foi agarrada com unhas e dentes, obrigado mãe e pai pelos conselhos e incentivos e obrigado aos meus irmãos que me apoiaram em todo momento. Aprendi que nada cai do céu, tudo deve ser conquistado com muito suor, não realizei ainda todos os meus objetivos, mas essa minha conquista é só a pontinha do iceberg, vem mais por ai podem esperar !!!!!!!!

3 comentários:

Postagens populares